segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Circle Jerks


Circle Jerks foi uma banda de hardcore norte-americana formada por volta de 1979, pelo ex-vocalista do Black Flag, Keith Morris, e é considerada uma das pioneiras neste estilo.

A banda é caracterizada pelo uso de melodias simples e rápidas, canções com durações mínimas, em média pouco maiores que um minuto, e letras irônicas e bem-humoradas, muitas vezes tratando da sexualidade de forma explícita e debochada (a começar pelo nome da banda, que literalmente significa “círculo de punheteiros”, expressão dada à competição de masturbação entre garotos).

O primeiro álbum, de 1980 Group Sex (que significa “sexo grupal”), contém a extraordinária proporção de 14 músicas em apenas 16 minutos. O disco aborda temas como sexo, política e assuntos ligados à adolescência.

A influência do Circle Jerks é notável não só no seu país de origem mas também no hardcore internacional, como no Brasil, onde a banda Ratos de Porão regravou a música Red Tape em seu disco de versões para clássicos do punk rock, Feijoada Acidente Internacional.

Nenhum comentário: